Um percurso artístico através das capas

Javier Mariscal, Catalogo García de Pou 2001.

Javier Mariscal, Catalogo García de Pou 2001.

 

Quem não conhece o criador de Cobi, a popular mascote dos Jogos Olímpicos de 92? Mariscal, é claro, E sim tratamos de pensar num dos nossos Melhores humoristas gráficos que desenha os cartoons com sanduíches de linha grossa? Forges, claro. Mestre de pedras antropomórficas, grande amigo de Dalí… a quem nos referimos? A Pitxot. Garcia de Pou teve a honra de contar com todos estes artistas para a elaboração das portadas dos nossos catálogos. A continuação descobre o nosso percurso artístico através das portadas.

Javier Mariscal – quem mais tarde dirigiria junto a Fernando Trueba o sugestivo filme de animação de sonoridade cubana Chico & Rita – Desenhou a capa ano 2001. Repleta de produtos de um só uso como copos, pratos, caixas para piza, cofres… resumia muito bem a atividade que nos vimos dedicando à tantos anos, sempre ao serviço da hotelaria.

O grande humorista Forges celebrou em 2014 o quinquagésimo aniversário da publicação do seu primeiro desenho; alem disso, a Biblioteca Nacional e a Real Casa de Correios imprimiram uma coleção de selos com os seus cartoons. Na sua extensa trajetória trabalhou para a revista de humor El Jueves, entre outras, e assinou a piada editorial nos jornais como El mundo ou El país. No seu desenho da portada para 1997-1998 os produtos de hotelaria distribuíam-se sobre uma característica toalha de quadros vermelhos e brancos.

 

Antonio Fraguas ‘Forges’, Catalogo Garcia de Pou 1997-1998.

Antonio Fraguas ‘Forges’, Catalogo Garcia de Pou 1997-1998.

Antoni Pitxot, diretor do Teatro-Museu Dalí, elaborou a capa de 1999 misturando os nossos artigos com pedras de Cadaqués, paisagem mineral inconfundível. Outros artistas de grande profundidade elaboraram as nossas portadas são, por exemplo, Manel Anoro com a sua atmosfera de bar caribenho para 2014, ou o pintor Antoni Vives Fierro.

Antoni Pitxot, Catálogo Garcia de Pou 1999.

Antoni Pitxot, Catálogo Garcia de Pou 1999.

 

Manel Anoro, Catálogo Garcia de Pou 2014.

Manel Anoro, Catálogo Garcia de Pou 2014.

 

Antoni Vives Fierro, Catálogo Garcia de Pou 2003.

Antoni Vives Fierro, Catálogo Garcia de Pou 2003.

 

Aqui nós mostramos a portada para o que foi confiada a Leonard Beard (Coventry, 1962). Este artista, como o mesmo se define «de estética concisa e contundente», é especialmente conhecido pelas suas ilustrações diárias de artigos de opinião no El Periódico. A meados dos anos noventa começou a colaborar no suplemento El Dominical ilustrando textos de Quim Monzó, e mais tarde de Joan Barril ou David Trueba. Na sua obra encontramos uma mistura de mistério, ironia e um certo ambiente de desolação a rondar o absurdo.

 

Leonard Beard, Catálogo García de Pou 2015

Leonard Beard, Catálogo García de Pou 2015


Ramon Moscardó, Catálogo García de Pou 2016.


Portada 2017 García de Pou

Daniel Torres, Catálogo García de Pou 2017/18.


Portada García de Pou 2018/19

Leonard Beard, Catálogo García de Pou 2018/19.


Portada García de Pou 2019/20

Quim Hereu, Catálogo García de Pou 2019/20.


Artista Jordi Labanda, ilustrador da capa do Catálogo 2021 da García de Pou.

Próximo Post

Também recomendamos