Tapas

Tapas criativas, recipientes criativos

As tapas são muito mais do que pequenas porções de comida; em Espanha estão associadas a um ato de socialização, a uma maneira de partilhar, de sair de casa, de comer em companhia de forma descontraída e espontânea. É algo tão arreigado na cultura espanhola (se bem que não seja um costume muito antigo, havendo quem diga que «apenas» data do século XIX), que até o ministro da Cultura propôs à UNESCO que sejam declaradas Património da Humanidade. Ainda não detêm esse título, mas, pelo menos, têm o seu próprio Dia Mundial da Tapa, que é a terceira quinta-feira de junho.

 

Tapas de Garcia de Pou

As tapas contemporâneas fazem a fusão de ingredientes e receitas de todo o mundo.

 

A Federação Espanhola de Hotelaria fez um estudo que veio evidenciar alguns dados que, na verdade, não surpreenderão quem for consumidor de tapas… das clássicas. Por exemplo:

  • as quatro tapas mais consumidas pelos clientes são: a tortilha, as batatas bravas, a salada russa e os croquetes
  • apenas 58,50% dos estabelecimentos as oferecem gratuitamente com a bebida
  • o preço médio situa-se entre 1,5 e 2,5 €
  • cada cliente consome, em média, entre 1 e 3 tapas
  • são consumidas principalmente à tarde/noite
  • são acompanhadas, geralmente, com cerveja

Mas o mundo das tapas evoluiu! Desde que Ferran Adrià começou a sua trajetória fazendo tapas no El Bulli e se criou o conceito de «gastrobar» e de «neotaberna», pouco a pouco, as tapas passaram a ser, em muitos casos, pequenas joias gastronómicas, porções de pura criatividade acessíveis e enriquecedoras.

 

Tapa_lata_GarciadePou

Surpreenda os seus clientes com estas latas. Podem ser usadas para servir azeitonas, sardinhas, pimento assado…

 

Na García de Pou, temos orgulho de podermos acompanhar esta corrente criativa com os suportes ideais para apresentar as tapas «com brilho».

Procura formatos e recipientes inovadores para «tapas»? Veja:

 

Tapas_conos_GarciadePou

Há que ter em conta que as tapas são, muitas vezes, consumidas de pé, ao balcão. Devem ser fáceis de levar à boca sem que a pessoa se suje e em dois ou três bocados.

 

Divirta-se criando as suas tapas, dê rédea solta à imaginação. De certeza que no nosso catálogo encontrará o recipiente ideal para as servir.

 

 

Postagem Anterior Próximo Post

Também recomendamos