Delivery: tendência gastronómica de 2022

Que com a pandemia o delivery ia viver um «boom», era de se esperar. O que talvez fosse menos previsível é que a comida de ao domicilio se tornaria a principal tendência gastronómica de 2022 e, aparentemente, está para ficar. O que começou como uma necessidade do setor da restauração (com as instalações fechadas devido às restrições que tinham para conseguir sobreviver) agora é um negócio em ascensão. E prova disso é que não encontramos apenas as propostas habituais, mas agora também adicionamos ao delivery chefs reconhecidos com várias estrelas Michelin. Pode-se dizer que a comida ao domicilio vive a sua particular época dourada.

Um dos primeiros a dar o passo foi o chef Dabiz Muñoz, que com GoXo se propôs a levar as suas criações ao domicilio. Qualquer um pode pedir um dos seus pratos para sua casa e, seguindo algumas instruções simples de preparação, brincar em ser o melhor cozinheiro do mundo. O restaurante dinamarquês Noma, atualmente considerado o melhor restaurante do mundo, também pulou na onda, com um serviço de hambúrguer gourmet, que podemos degustar tranquilamente em casa sem a necessidade de tirar os nossos chinelos.

POPL é o novo projeto de hambúrgueres ao domicilio do grupo Noma

 

Os chefs Paco Roncero e Ramón Freixa abriram este ano um negócio especializado em hambúrgueres, um clássico de delivery, no qual se destacam o «XXL Cheek Burger» ou o «Cuatroquesos Burger». Embora não renunciem a oferecer clássicos da gastronomia espanhola, como o rabo de boi, os croquetes ou a salada russa, e alguns pratos inovadores, como os filipinos de foie com chocolate branco e cardamomo ou o Rolo de abacates grelhados.

Com duas estrelas Michelin cada, Paco Roncero e Ramon Freixa abriram o seu próprio delivery

 

Chefs de renome, especializados em comida mexicana ou japonesa, oferecem em formato delivery entradas de alta gastronomia. Mas se há um serviço delivery que se destaca pela sua originalidade, é o recém-lançado pelo reconhecido chef de málaga Dani García, que fez uma parceria com três youtubers famosos, El Rubius, Vegetta e Willyrex, para lançar uma nova linha de comida inspirada no mundo dos videojogos. Pode-se pedir ao domicilio desde uma pizza quadrada ao mais puro estilo minecraft, até um «Gelado de Unicórnio», de framboesa, peta zetas e com um chifre de chocolate.

O Rubius com a chef Dani Garcia

 

Embora todos nós esperamos que as restrições de capacidade nos bares e restaurantes se acabem para sempre, também é verdade que tem a sua graça de provar um menu de degustação do melhor chef do mundo na sala da sua casa. E embora já saibamos que não se pode levar toda a experiência de um restaurante deste nível ao domicilio, pelo menos pode levar uma parte do seu sabor.

Envases multiuso para delivery y take away de García de Pou

 

Mas para que a experiência seja completa é importante que os seus saborosos pratos comecem a conquistá-lo a partir do momento em que entram na porta. É por isso que geralmente se apresentam com embalagens espetaculares e essa é, sem dúvida, uma das chaves para o seu sucesso. O aumento do delivery não só está a aproximar a alta gastronomia de um público mais amplo, mas está tornando o conteúdo e o continente igualmente valorizado. Prova disso é que esta é mais uma das tendências gastronómicas do ano. Os consumidores não se preocupam mais apenas com o impacto ambiental dos produtos que consomem, mas também que a embalagem em que a comida chega seja «eco-friendly», ou o que é o mesmo, reciclável, sustentável e, portanto, ecológica.

Postagem Anterior Próximo Post

Também recomendamos