Comida de takeaway: como adaptar o seu menu aos clientes vegetarianos?

Apesar de estarmos cada vez mais conscientes da importância de se alimentar de forma saudável e equilibrada no nosso dia a dia, durante a época festiva os nossos hábitos benéficos são alterados pelo conjunto de almoços e jantares onde o que impera não são os pratos saudáveis, mas a tradição e os produtos típicos da época.

Depois de uma tal concentração de calorias, doces, carnes e mariscos, talvez o nosso corpo mereça um esforço extra para voltar às nossas receitas simples e equilibradas, com mais urgência.

Como podemos ajudar os nossos clientes, que não têm tempo de cozinhar e compram a comida preparada, a começar o ano a comer de forma saudável e fora de casa?

Desta vez contamos com a colaboração de Montse Tapia, professora de culinária vegetariana e consultora gastronómica que, durante anos, contribuiu com inúmeras receitas para a revista Cuerpo Mente e ajudou as empresas de takeaway a adaptarem os seus pratos e menus a dietas vegetarianas, às intolerâncias digestivas, às alergias alimentares, etc.

Segundo Montse Tapia, ter um menu de pratos vegetais não é o mesmo que ter pratos para vegetarianos. Quando se trata de pensar num menu para clientes vegetarianos devemos ter em conta que este perfil de cliente precisa de cobrir todas as suas necessidades de proteínas, vitaminas e minerais com produtos de origem vegetal. Devemos pensar em oferecer uma variedade de pratos apetitosos, atraentes em termos visuais, altamente nutritivos… e sem carne de qualquer tipo!

Damos-lhe aqui alguns conselhos para começar:

1.

Cozinhe pratos com arroz integral, pois fornece mais nutrientes do que o arroz refinado. Muitas vezes, optamos por não cozinhar arroz integral em casa porque requer maior tempo de cozedura do que o arroz branco. E se pudéssemos comprar um pilaf de arroz integral com verduras já preparado?

2.

Familiarize-se com o tofu e o seitán. São alimentos muito versáteis que podem ser utilizados como base para muitos pratos e também fornecem as proteínas que o organismo necessita diariamente.

3.

Incorpore receitas com algas. São altamente ricas em minerais e vitaminas, pelo que num só prato é possível cobrir as necessidades diárias de alguns nutrientes.

4.

Reinvente alguns pratos que, tradicionalmente, levam carne para transformá-los em vegetarianos: canelones de beringela, molho à bolonhesa vegan, almôndegas vegetais…

5.

Pense nos consumidores com intolerância à lactose e faça os seus bechamel e molhos com cereais liquefeitos (leite de aveia, de amêndoas, de arroz, de soja, etc.). Estes podem substituir perfeitamente os derivados do leite de vaca.

A apresentação destes pratos é a mesma que a dos pratos tradicionais. Pode utilizar os recipientes de comida de takeaway que habitualmente compra, mas sabe que também está a contribuir para melhorar a saúde e o bem-estar dos seus clientes.

Está pronto? Na García de Pou acompanhamo-lo!

Postagem Anterior Próximo Post

Também recomendamos