cajas para pizza

Pizzas: antes transportavam-se na cabeça, agora em caixas para pizza

A pizza, inclusivamente nas suas origens humildes, já era um fast food. As caixas para pizza de García de Pou, no seu desenho básico, vêm ilustradas com as cores branca, verde e vermelha; será porque fazem lembrar a bandeira italiana?

Será por acaso que a pizza margarita também tem estas cores? Como curiosidade explicaremos que a pizza, tal como a conhecemos hoje, nasceu oficialmente em Nápoles em meados do séc. XVIII. Dizem que um padeiro abriu o primeiro «obrador de pizzas» onde só se preparavam e decoravam pizzas para vender nas ruas (os jovens transportavam-nas em pratos redondos sobre as cabeças anunciando em voz alta os seus ingredientes aos transeuntes). Estes trabalhadores especializados deram origem ao nascimento do conceito de pizzaria moderna.

 

Caixas para pizza personalizadas

Caixas para pizza personalizadas. Também é possível personalizar as bolsas SOS e caixas para calzone.

 

E sabem por que motivo a pizza de tomate, mozzarella e manjericão se chama Margarita? Pois este primeiro criador de pizzas, com o passar dos anos e já a gerir a segunda geração, tinha a fama de ser o lugar onde se faziam as melhores pizzas do país. Pelo que, quando os reis Humberto I de Sabóia e a sua esposa Margarita visitaram Nápoles em 1889, a rainha Margarita pediu a Raffaele Esposito, gerente do criador, que fizesse umas pizzas para um banquete no palácio. A rainha gostou de tal forma das pizzas que agradeceu por escrito ao famoso pizzaiolo (fabricante de pizzas) e este agradeceu-lhe dando o nome de «Margarita» à pizza que tinha as cores da bandeira italiana.

 

Platos para pizza e triangulos

Platos para pizza e triangulos. Numa fatia de pizza podemos juntar hidratos de carbono, fibras e proteínas.

 

Apesar disso, existem dados que provam que já há 3.000 anos, em várias zonas mediterrânicas, se comia o pão raso, sem levedura, temperado com os ingredientes que tinham à mão: ervas, azeite, alho, queijo… O tomate, o pimento e o milho começaram a ser usados quando, após a descoberta da América e dos seus exuberantes alimentos, se normalizou a utilização destes ingredientes na Europa umas décadas mais tarde.

 

Mesitas de proteção para pizzas

Mesitas de proteção para pizzas. Estos pequenos utensílios protegem as pizzas contra golpes e movimentos durante o transporte.

 

A coca de recapte, a torta cenceña, a piadina, inclusivamente os pannekoeken flamencos, crepes, os bing na China, são variedades de um alimento que sempre acompanhou a humanidade e nos encheu o estômago de forma rápida, fácil e, sendo um alimento tão saboroso e nutritivo, sem outras pretensões que proporcionar um lanche, almoço ou jantar fora de casa.

 

Postagem Anterior Próximo Post

Também recomendamos