Porquê que as caixas de pizza são quadradas se as pizzas são redondas?

Das milhões de perguntas que são feitas todos os dias no Google, há algumas que já são míticas, pelas vezes que se repetem. «Porquê que o céu é azul?», «porquê que os gatos ronronam?» ou «porquê que as caixas de pizza são quadradas se as pizzas são redondas?» são algumas das que se tornaram parte do ranking de perguntas frequentes no Google. Temos a resposta, pelo menos desta ultima.

As caixas de pizza são quadradas porque é mais fácil fabricar uma caixa quadrada do que uma redonda. Não tem muito mais mistério. E a sua funcionalidade, afinal, é a mesma: as bordas da pizza correm para todos os quatro lados da caixa, o que a impede de se mover. Além disso, os cantos vazios ajudam a pegar a pizza com mais facilidade e esse espaço pode ser usado para colocar, por exemplo, os recipientes com o molho.

Na Garcia de Pou temos caixas de pizza quadradas, personalizáveis, em vários tamanhos.

As caixas quadradas também permitem que coloque comodamente uma pizza no seu interior, mesmo que sua forma seja irregular. Em suma, estas caixas de pizza quadradas são mais práticas e ocupam menos espaço quando se armazenam dobradas até à sua utilização.

Fabricar caixas redondas, por outro lado, é mais complexo. Requer duas folhas, uma para a base e outra para a tampa e também gera mais resíduos com o corte do cartão que sobra. Em geral, os custos de fabricação são mais altos e sua funcionalidade é menor. Mas isso não impediu alguma aventura a esse respeito. Em 2012, por exemplo, Steve Jobs patenteou uma caixa de pizza redonda. Até agora, só a utilizam os funcionários da Apple que comem pizza nas salas de jantar da sede de Cupertino.

Na Garcia de Pou temos caixas de pizza redondas, mas fabricadas em cana-de-açúcar, um material 100% ecológico.

Mas isso não significa que os departamentos de design de packaging se deram por vencidos. Não vamos descobrir agora a relevância comercial do packaging dos produtos. Então, por que não fabricar uma caixa de pizza com as mesmas vantagens que a caixa de pizza quadrada, mas com uma forma mais original e atrativa?

Na Garcia de Pou fizemos isso e colocamos no mercado uma caixa de pizza octogonal. Pode-a encontrar dentro da nova linha de produtos THEPACK®. A caixa cumpre com todos os requisitos que são solicitados deste tipo de embalagem e também é feita com a mais recente tecnologia, de cartão nano-micro ondulado, um material mais resistente, mais leve e que mantém melhor a temperatura. É funcional, fácil de armazenar e ambientalmente responsável. E tem algumas vantagens sobre a quadrada. A sua forma octogonal limita e reduz a mobilidade da pizza dentro da caixa e a sua estética é muito mais atrativa. Ou seja, com a caixa de pizza octogonal conseguimos a quadratura do círculo.

Caixas de pizza de cartão octogonais da Garcia de Pou, um produto para se diferenciar de outros negócios.

Esta caixa rompe com as embalagens genéricas e convencionais para pizza, que tendem a ser idênticas. O packaging deve prestar especial atenção ao design. Se não fosse o design, seria uma embalagem de proteção simples, e o packaging vai mais além: é a carta de apresentação do produto.

Na Garcia de Pou também temos recipientes triangulares, para servir porções de pizza para levar.

Vivemos num mundo em que se impõe a necessidade de provocar novas emoções ao consumidor. Sair do convencional é praticamente obrigatório se quiser se destacar. Ousar com uma caixa de pizza redonda ou octogonal, que saia dos padrões estabelecidos, pode ser um primeiro passo. O objetivo da Garcia de Pou é oferecer aos nossos clientes a maior variedade de produtos para que tenham onde escolher.

Postagem Anterior Próximo Post

Também recomendamos