Acabar com o desperdício de alimentos

Um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para os próximos anos é reduzir para metade o desperdício de alimentos, um problema que afeta todos os países do mundo, especialmente os mais populosos. Estima-se que 931 milhões de toneladas de alimentos sejam descartadas por ano, número que deve ser tentado reduzir ao máximo, se quisermos ajudar a resolver um dos maiores problemas que nos são apresentados como espécie: como se alimentará no futuro uma população mundial que não para de crescer e com recursos limitados.

Em Espanha, segundo dados de 2020, foi desperdiçado uma média de 31 kg de alimentos por pessoa, devido à ineficiência em toda a cadeia produtiva, desde a colheita de alimentos ou varejo, até sua preparação em residências, bares ou restaurantes. É por isso que o Governo está prestes a implementar uma lei, como países como a França ou a Itália já fizeram, para reduzir esse desperdício, promover um melhor aproveitamento e nos tornar todos mais conscientes do problema.

Embalagem de comida para viagem

 

Todos os agentes da cadeia alimentar terão a obrigação, a partir de janeiro de 2023, de ter um plano de prevenção, identificar onde ocorrem as perdas alimentares e estabelecer medidas para as minimizar. A lei também estabelece para onde esses alimentos devem ir, cuja prioridade será o consumo humano, por meio de doação ou redistribuição, estabelecendo acordos de colaboração com empresas, entidades de iniciativa social, bancos de alimentos ou ONG.

Também contempla a transformação dos alimentos que não foram vendidos e que mantenham condições ideais de consumo, em produtos como sumos ou geleias, entre outros. E como última opção, serão usados para alimentação animal ou para obtenção de composto ou biocombustíveis.

Caixas «Lunch Box» THEPACK®

 

Como a Lei de Resíduos alimentares afeta o setor HORECA?

As empresas de hotelaria também devem assumir a sua parte de responsabilidade e terão a obrigação de fornecer ao consumidor recipientes para que ele possa levar para casa, sem custo adicional, os alimentos que não consumiu, bem como refletir este direito dos consumidores na carta ou no próprio estabelecimento. Ficaram excluídos, obviamente, os estabelecimentos tipo buffet gratuito ou similares.

Caixas para viagem de janela

 

Ter este tipo de embalagem adequada para o uso de alimentos, e que sejam reutilizáveis ou facilmente recicláveis, será, portanto, essencial em alguns meses. Na Garcia de Pou trabalhamos nessa linha há anos, fabricando embalagens sustentáveis para uso de alimentos direcionadas ao canal HORECA. Caixas «Lunch Box», caixas americanas, recipientes multiuso estanques e recipientes 100% ecológicos sem plástico. Também sacos de papel com alças e sem alças, com os quais os clientes podem levar comodamente os alimentos que sobraram para os consumir quando quiserem.

Caixas americanas estanques

 

O desperdício de alimentos prejudica-nos a todos como sociedade e é urgente promover ações que ajudem o desenvolvimento de uma economia circular. Mas isso só será alcançado se todos fizermos a nossa parte. Algumas conclusões do estudo que já foi feito antes de avançar esta lei, revelam alguns dados para reflexão. Como, por exemplo, que a fruta, seguida das hortaliças, é o alimento que mais se desperdiça, que a população entre 35 e 54 anos é a que mais desperdiça e que grande parte dos alimentos que são atirados fora nem sequer foi tocada.

Postagem Anterior Próximo Post

Também recomendamos