Cartas 0 – Toalhas individuais 1

O estilo vintage impõe-se como uma nova solução na restauração. E se, até agora nos surpreendia ir a um restaurante onde nos “cantaram” o menu como a única alternativa graças à memória prodigiosa de boa parte dos garçons, agora é uma nova exigência “desescalada”. “Criança, deixa o menu em paz e senta-te bem!” é uma expressão que já não vamos ouvir, basicamente porque com as medidas de prevenção do covid-19 ter um menu em restaurantes não é mais permitido. A finalidade não é outra que evitar o contato das mãos por uma superfície que passaria por demasiados dedos no final do dia.

Imaginação é poder e inovação. Enquanto a chamada nova normalidade deixe de ser anormal, há que procurar novas alternativas para o caso de os garçons ficarem afónicos. De fato, antes do advento da pandemia Covid-19, já se observavam ou se começaram a adivinhar muitas das mudanças que agora se aceleraram. E é que, às vezes, as coisas vêm para ficar uma temporada. Portanto, quais as opções que a restauração tem para facilitar as informações gastronómicas com a máxima segurança para todos?

Continuar a ler

Reinventar-se em tempos de pandemia

Se há um setor que todos esperamos com ansias a sua reabertura, é, sem dúvida, o da hotelaria e da restauração. Após o período de confinamento provocado pelo COVID-19, o retorno gradual à normalidade exige medidas que vão desde os serviços de takeaway até a limitação da capacidade e, claro, a adoção de medidas para garantir a segurança e a higiene dos clientes.

Perante esta situação, muitos restaurantes adaptaram-se rapidamente optando por alternativas como o “Takeaway” e “Delivery” como uma nova oportunidade nos seus negócios. E face a este tempo de dificuldades, toca a se reinventar.

Continuar a ler

Confinamento de papel

Confinamento. Uma das palavras do ano de 2020 junto com «epidemia» e «coronavírus». E confinamento é, entre outras coisas, sinónimo de assistir a séries e como não pode sair para lá da varanda ou do jardim, na melhor das hipóteses, para ir a um restaurante só temos que pedir a comida ao domicilio. E também fazer desporto claro, embora existem aqueles que, em vez de fazer maratonas pelo corredor fazem-nas, como dizíamos, de séries.

As maratonas de séries e o crescimento dos pedidos de comida ao domicilio estão mais relacionadas do que aparentam estar. E não porque seja muito confortável pedir comida para assistir a uma série, mas porque estamos a falar de dois setores que tiveram que se adaptar a determinadas alterações nos hábitos de consumo.

Continuar a ler

Ou vais ou não vais e, se não vais, vêm

Um mundo sempre a correr. Cada vez mais rápido. Gente com pouco tempo, ou gente que não sabe como arranjar mais tempo. Millennials instalados em novas maneiras de viver –basta ver como as discotecas vão fechando umas a seguir às outras porque já ninguém flerta movendo o esqueleto–, seguidos por uma geração Z, que igualará ou superará esse hábito. Pessoas que precisamente por viverem tão stressadas precisam de fazer ioga em lugar de relaxar-se cozinhando.

Respirar conscientemente, apaziguar a mente, e desfrutar do aqui e agora são as recomendações dos coach de turno e dos especialistas em espiritualidade. Seja como for, a realidade é esta, e cada vez mais gente recorre à comida para levar quando a fome desperta o estômago. O take away também forma parte do agora e aqui, porque cada vez tem mais procura, e tudo indica que o seu crescimento não se deterá no futuro mais próximo.

Continuar a ler

Apostar tudo numa só lista

Um momento estimulante é, por exemplo, esse momento em que, de repente, alguém torna evidentes as coisas em que já tínhamos reparado. Perguntar-se o porquê das coisas é um   exercício muito saudável. Por exemplo, porque é que uma página Web tem melhores resultados que outras? Porque é que um publicitário aposta por um determinado design para um anúncio? Porque é que um fotógrafo utiliza um enquadramento específico, e não outro? Cada dia os nossos olhos são confrontados com centenas, ou mesmo milhares, de impactos visuais e saber captar a atenção para otimizar o seu efeito é mais importante que nunca.

Por isso, devemos perguntar-nos: o que distingue uma boa lista num estabelecimento de restauração? Uma boa lista numa das nossas ardósias de García de Pou, por exemplo, distingue-se por vários elementos gráficos, e também pela forma como se distribui a informação.

Continuar a ler

O Poke chega surfando nas nossas tigelas Bionic e Areca

Hoje em dia, parece que quem quiser ter um encontro romântico deve consegui-lo através da Internet. Por isso o mais importante é, sem dúvida, conseguir surpreender a outra pessoa no primeiro encontro. Nunca se viram as caras antes. Não podes falhar. E surpreender significa muitas vezes ser original, ou estar a par das últimas tendências. Talvez tenhas decidido – ou melhor dito, conseguido – marcar um encontro para jantar, e decides propor comer um Poke, para levar para casa, ou num restaurante.

Poke? Sim, Poke. Uma moda? É possível. Mas talvez tenha chegado para ficar, como parece ter ocorrido com o ceviche sul-americano. O ceviche tem cada vez mais fãs, e agora tem um competidor: o Poke. Que chega surfando, porque vem do Havai. Tal como no caso do ceviche, a base do Poke é o peixe cru macerado e condimentado, um prato típico dos pescadores daquelas ilhas do oceano Pacífico, que se pode servir com uma grande variedade de acompanhamentos: com abacate, arroz, quinoa, algas, mango, pepino, alface, edamame,… terminado com um molho como, por exemplo, molho de soja, embora existam várias opções. Uma combinação ao serviço da imaginação, num prato muito completo e saudável.

Continuar a ler

Novidades do catálogo 2019/2020 (IV)

Com o post desta semana terminamos de apresentar as novidades do nosso catálogo. Como pudemos ver nas últimas entregas, as novas incorporações têm um marcado caráter ecológico e representam uma grande aposta da García de Pou pela sustentabilidade dos nossos produtos.

Uma das novidades neste sentido é a ampliação de toda a gama de palhinhas de papel, fabricadas a partir de uma celulose resistente aos líquidos e com embalagem de cartão ecofriendly. Oferecemos diversos modelos: flexíveis ou retas, grossas para granizados ou standard, curtas para cocktails, com e sem embalagem, com e sem colher… com novos surtidos e algum modelo infantil.

Continuar a ler

melamina negra

Novidades do catálogo 2019/2020 (III)

Prosseguindo a apresentação das novidades do novo catálogo de García de Pou, queremos desta vez introduzir alguns dos elementos de louça e utensílios elegantes, reutilizáveis e robustos que temos para si.

Propomos-lhe uma coleção buffet em aço galvanizado, ideal para preparar mesas, aparadores e refeitórios com um toque retro e campestre, e uma nova linha fabricada em melamina, em preto com uma risca castanha, dirigida a hotéis, restaurantes e serviços de catering, que conserva o aspecto elegante da porcelana, incorporando um toque mais moderno.

Da nossa coleção em aço galvanizado, merece a pena destacar como a composição metálica proporciona um acabamento rústico e original. O aço foi tratado com um lacado especial, para oferecer maior resistência ao desgaste e permitir o contacto com os alimentos. A coleção inclui três bandejas redondas, uma jarra, uma bandeja oval e um pote truncado, e é ideal para serviços de mesa e de bufete, podendo conter todo o tipo de alimentos e talheres de servir.

Continuar a ler

Cubiertos PLA Biodegradables

NOVIDADES DO CATÁLOGO 2019/2020 (II)

Nesta nova inclusão de novidades, falaremos dos novos produtos, desenvolvidos para oferecer as melhores prestações e respeitando ao máximo o meio ambiente, e dos quais destacamos os nossos talheres, saladeiras, copos e suportes para copos pequenos, fabricados com materiais biodegradáveis.

Com o objetivo de cumprir com as especificações da nova Diretiva Europeia sobre a redução do emprego de plásticos de um único uso, que entrará em vigor em 2021, concentramos os nossos esforços no fabrico de artigos com materiais sustentáveis, isto é, provenientes de recursos renováveis.

Neste novo catálogo apresentamos dois materiais alternativos aos derivados do petróleo. Embora muito diferentes entre si, são todos considerados materiais ecológicos, ao serem 100% biodegradáveis, e que por isso respeitam o meio ambiente, e estão isentos de quaisquer aditivos e produtos tóxicos.

Continuar a ler

like linen vichy

Novidades catálogo 2019/2020 (I)

Já se encontra disponível o novo catálogo de García de Pou, com mais de 300 novos artigos, e 5000 referências já consolidadas, em que apostamos por uma linha ecológica e pelos artigos fabricados com materiais sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis.

Gostaríamos, em primeiro lugar, de destacar o novo design “Vichy” de Like-Linen, um desenho clássico que emula os atoalhados de tecido, evocando a cozinha caseira e tradicional. Este conjunto de guardanapos, individuais e rolos de toalha de grande qualidade, está fabricado com Spunlace, um material que combina viscose e celulose, e que torna estes artigos mais resistentes e agradáveis ao tato, similar ao dos materiais têxteis. Além disso, tanto a matéria-prima como as tintas utilizadas são biodegradáveis e compostáveis, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Continuar a ler